FALE CONNOSCO

PESQUISA

Procura algo em especial? Procura o que pretende encontrar

Catálogo Online - Visite aqui!

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais.
O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.
A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega.

LER MAIS

Dia Mundial da Poesia

A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.

Poesia em Portugal
A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.

Sugestões de atividades
Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais. Algumas atividades que se destacam são:

escrever um poema sobre o que sente
escrever poemas com os amigos
declamar poesias
reler os poetas e os poemas preferidos
colocar poemas em música
assistir a encontros de poetas
assistir a filmes sobre poetas
dizer às pessoas o que sente por elas
fazer de cada gesto um poema
Note que no dia 21 de março celebra-se também o Dia Mundial da Árvore. Dessa maneira, outra atividade interessante é a construção de uma árvore com folhas de poemas ou mesmo escrever uma poesia sobre uma árvore.

LER MAIS

Novo Romance de Gomes Fernandes - "A Ceia das Personagens"

Vai ter lugar no próximo de 15 de dezembro 2018 às 21h na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a apresentação do novo Romance do Autor Oliveirense, Gomes Fernandes. Arqº - "A Ceia das Personagens".

José Gomes Fernandes, original da freguesia de Pindelo é Arquiteto, Doutor em Urbanismo e Professor Universitário, Cronista e ficcionista.
Foi Presidente da Secção Regional do Norte da Associação dos Arquitetos Portugueses, Vereador do Urbanismo e Reabilitação Urbana Câmara Municipal do Porto, Secretário de Estado do Ordenamento e Ambiente e Deputado, Membro da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis.

Foi colaborador do suplemento «Das Artes das Letras» do jornal «O Primeiro de Janeiro».
Atualmente, é colaborador permanente do «JN – Jornal de Notícias» desde 1976 e Colaborador do jornal literário «As Artes Entre as Letras».
O conjunto das obras editadas por Gomes Fernandes engloba os seguintes títulos:
- «Centro Histórico do Porto – Dar Futuro ao nosso Passado» (1983)
Edição Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
- «O Porto – Cidade Diferente» (1986)
- Edição Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
- «A Tentação da Cidade» (1995)
- Edição Fundação Eng. António de Almeida, Porto.
- «A Revolta das Pombas» (2001)
- Editorial Notícias, Lisboa.
- «Crónicas do Porto» (2001)
- Edições Asa, Porto.
- «A Ruína» Crónica Romanceada (2004)
- Edições Caixotim, Porto.
- «A Barqueira» Romance (2005)
- Edições Caixotim, Porto.
- «A Gata Matilde» Novela (2005)
- Fólio Edições, Porto.
- «Rosa das Virtudes» Romance (2008)
- Edições Caixotim, Porto.
- «A Cidade das Memórias» Romance (2010)
- Edições Caixotim, Porto.
- No Prelo «Porto de Nós» Crónicas
- Editora Arca das Letras, Porto

LER MAIS

ULTIMAS NOTICIAS

Através do apoio do programa Operacional Regional do Alentejo a Quinto Império Editora torna-se uma nova e inovadora iniciativa que coloca as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao serviço da Edição de obras literárias. Através da Quinto Império e da sua tecnologia é possível uma "Edição à Distância", comprar on-line e um conjunto de outros softwares desenvolvidos à medida para implementação de um modelo de negócios único a nível mundial. Observada uma clara lacuna no mercado literário, excessivamente agarrado a bestsellers internacionais, o Crowdpublishing é a melhor forma de um autor lusófono encontrar o seu espaço no mercado e é isso que a Quinto Império Editora, entre outras valências, proporciona a todo universo da lusofonia. Escolhemos Évora como localização pela proximidade de um espaço privilegiado de conhecimento nas áreas de edição e educação. A proximidade de Lisboa permite também que a Quinto Império esteja perto das universidades da capital e das editoras nacionais.

SOBRE NÓS

COMUNIDADES PORTUGUESAS NO MUNDO

PORTUGAL

Mercado de portugal

BRASIL

Mercado do brasil

ESPANHA

Mercado de Espanha

SUICA

Mercado

FRANCA

Mercado

LUXEMBURGO

Mercado

ALEMANHA

Mercado

REINO UNIDO

Mercado

EUA

Mercado

CANADÁ

Mercado

PORTUGAL

BRASIL

ESPANHA

SUICA

FRANCA

LUXEMBURGO

ALEMANHA

REINO UNIDO

EUA

CANADÁ

Colecção BiblioBio

Os primeiros grandes clássicos literários remetem para a Grécia Antiga e é a partir do grego que imensas palavras do conhecimento se formam. Biblio é o termo grego que designa livro, Bio é vida.

Colecção Legis

Legis é a palavra grega que remete para lei. As leis são a base das relações humanas, sociais, profissionais, de uma nação civilizada. Conhecê-las, saber interpretá-las, simplificá-las e acompanhar a sua atualização é essencial.

Colecção Autores

Aberta a todos os que ousem partilhar a beleza da escrita, nas suas várias manifestações, sob forma de livro, a Colecção Autores congrega obras de escritores mais ou menos conhecidos.

Colecção Outros Valores

O universo das ciências e das letras é imenso, ainda carregado de temáticas por explorar. A Quinto Império expande-se por essas áreas. Assim como os navegadores portugueses deram a conhecer um Novo Mundo ao Mundo.

IDStudies - Talk2Me

IDStudies - Talk2Me

IDStudies - Talk2Me